A falta de visão
Como todos sabem, a Associação de Padel da Madeira (APMAD) organizou no último fim-de-semana, no Porto Santo, um torneio de jovens no qual participaram cerca de 40 atletas.
Tratou-se de uma concentração, que teve lugar nos campos do Hotel Vila Baleira e teve por objetivo identificar e apurar os melhores atletas madeirenses para o primeiro estágio das várias seleções nacionais de padel nos escalões jovens, compromisso assumido pela Federação Portuguesa de Padel junto da APMAD.
A deslocação ao Porto Santo, como forma agregadora de todos os atletas da modalidade, importou elevados custos e só foi possível graças ao apoio de entidades privadas, entre as quais destacamos a empresa FAM Construções Lda., o Vila Baleira Hotels & Resorts e a ECM, para além do apoio logístico de duas entidades públicas, neste caso a Câmara Municipal do Porto Santo e o Sporting Clube do Porto Santo.
E neste particular, não podemos deixar de manifestar a nossa total discordância com o autoritarismo e a postura manifestada pelos responsáveis do Complexo de Ténis do Porto Santo, que exigiram à APMAD o pagamento de 50% da tabela de preços fixada e a colocação dos logotipos da infraestrutura no cartaz promocional do evento.
Não vamos mencionar o valor que representava para a APMAD, uma instituição sem fins lucrativos, nem quanto arrecadou o Complexo Desportivo do Porto Santo durante o fim de semana, para não ferirmos suscetibilidades, muito menos considerar o facto de fecharem o complexo entre as 13 e as 15 horas para almoço, com os transtornos que isso acarreta para quem gosta da modalidade.
Vamos, tão-somente, solicitar aos responsáveis locais um outro tipo de visão e uma atitude pró-ativa, porque neste particular o que estava em causa era a formação.
Não solicitámos a gratuitidade os campos de padel do Complexo de Ténis do Porto Santo para um torneio social ou federado. Pedimos apenas a colaboração de um organismo público para promover e ajudar a crescer os nossos jovens, um compromisso de futuro, do qual não abdicamos.
Felizmente, o Vila Baleira Hotels & Resorts teve uma visão diferente, pois ciente da importância da concentração, disponibilizou de forma gratuita os campos de padel, sem exigir qualquer tipo de contrapartida em troca, num fim-de semana que concentrou mais de uma centena de pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes e pais num espaço privado.
Por isso, Dr. Bruno Martins, o nosso muito obrigado.
A direção da APMAD